sexta-feira, 18 de março de 2016

Bifanas de Javali à moda de Vendas Novas

Esta receita é baseada na receita tradicionalmente usada na confecção das famosas bifanas de Vendas Novas mas, em vez de carne de porco, utilizei carne de javali - a receita é muito simples e muito fácil de fazer, e o resultado final é simplesmente delicioso! A carne de javali é muito mais saudável do que a de porco - é muito mais magra e mais rica em nutrientes e aminoácidos essenciais. Acresce ainda o facto de, como provem de um animal selvagem que viveu em liberdade, ser 100% biológica, totalmente isenta de antibióticos e químicos normalmente presentes na carne de animais criados industrialmente. Pessoalmente é uma das minhas carnes favoritas!


Ingredientes:

Lombo de javali q.b. (o ideal é lombo, mas pode ser feito com carne de outras partes)
Alho picado ou finamente fatiado q.b.
Folhas de louro partidas em pedaços q.b.
Pimenta preta moída q.b.
Sal q.b.
Vinho branco q.b.
Massa de pimentão q.b.
Banha de porco q.b.



Preparação:

1 - Cortar o lombo de javali em fatias finas (1 cm) e bater com um martelo de carne até tornar as fatias o mais finas possível.
2 - Temperar cada fatia com sal, pimenta, folhas de louro, alho picado e um pouquinho de massa de pimentão (ou em pó). Coloque num recipiente e salpique cada fatia com um pouco de vinho branco, e deixe a marinar no frigorífico durante 2 horas (é comum temperar também com um pouco de vinagre, mas pessoalmente prefiro só com vinho).
3 - Retire os pedaços de alho e louro das bifanas, coloque um pouco de banha numa frigideira e frite as bifanas até estarem bem passadas (como são bastante finas, é relativamente rápido).
4 - Sirva em pão, ou no prato com acompanhamento à escolha.
Notas: caso se queira, depois de fritar as bifanas, pode-se deitar a marinada com o alho e louro na banha utilizada na fritura, deixar apurar um pouco, e passar as bifanas neste molho.



É importante notar que as características da carne de javali variam um pouco consoante a idade e sexo dos animais - os machos tendem a ter a carne com um sabor mais forte, e os animais mais velhos normalmente possuem a carne mais rija. Pode variar também um pouco consoante a altura do ano e os locais onde foram caçados - é importante avaliarmos sempre, caso a caso, a carne que vamos cozinhar, de forma a tirarmos o melhor proveito possível dela - a carne de javali é sempre boa - temos apenas de a cozinhar de acordo com as suas características - por exemplo destinar para guisados as carnes mais rijas e as mais tenras para grelhar ou assar no forno. Neste caso concreto, a carne que usei é de um javali ainda não muito velho que cacei este ano, e é tenra e deliciosa, apta a uma grande liberdade culinária.

Sem comentários:

Enviar um comentário