A sopa de beldroegas é típica da região do Alentejo. É uma sopa deliciosa e muito nutritiva - é uma refeição ligeira completa. Nesta altura do ano é fácil encontrar beldroegas nas hortas, bermas de caminhos, orlas dos campos cultivados, etc. É também cultivada. Rica em ferro e vitamina C, a Beldroega é, entre os vegetais terrestres presentemente conhecidos, o que apresenta mais alto teor de ácidos gordos Ómega3.
Ingredientes:
(para 4 pessoas)
- Um bom molho de Beldroegas cortadas em pequenos pedaços (folhas e caules tenros)
- 4 ovos
- 4 queijinhos pequenos secos ou frescos, cortados em pedacinhos / fatias (ajustar a gosto)
- 1 cebola grande em fatias finas ou picada
- 500 gr batatas descascadas e cortadas às rodelas finas
- 1 cabeça de alho inteira, retirando a pele exterior, mas deixando as peles finas em torno dos dentes. Perfurar com um garfo a toda a volta. Em alternativa, pode usar o alho cortado em rodelas finas.
- Pão caseiro do dia anterior fatiado q.b.
- 1 folha de louro
- Sal e azeite q.b.
- Água q.b.
Preparação:
1 - Aquecer o azeite e nele refogar a cebola, sobre lume médio-baixo, até a cebola começar a ficar tenra.
2 - Juntar as beldroegas, a folha de louro e o alho, e refogá-los 2 - 3 minutos, mexendo sempre.
3 - Juntar a água e as batatas, temperar com sal, mexer bem, levar à fervura, e deixar cozer, com tampa e sobre lume brando, durante 20 - 30 minutos.
4 - Com a sopa sobre lume muito brando, abrir as cascas dos ovos e vertê-los, com cuidado, sobre o liquido fervente, deixando-os escalfar, desligando o lume de seguida.
5 - Servir logo de seguida, colocando um ovo em cada prato, e deitando o caldo sobre as fatias de pão com pedacinhos de queijo distribuídos previamente pelos pratos.
Notas:
Colha apenas o necessário, e tente minimizar os danos causados nas plantas, se possível repartindo a colheita por vários exemplares, para um menor impacto em cada um deles. Nunca arranque as plantas pela raiz - apanhe apenas as partes que for consumir.
Sem comentários:
Enviar um comentário