terça-feira, 20 de setembro de 2016

Tarte de Amoras Silvestres

As amoras silvestres são o meu fruto silvestre preferido - são deliciosas frescas, em doces, molhos, etc. Esta tarte pode ser feita com amoras silvestres frescas ou congeladas.


Ingredientes - recheio:

400 - 500 gr amoras de silva
1/2 limão (sumo)
30 - 40 gr farinha de tapioca (grão fino - se necessário moer na bimby ou numa trituradora)
80 - 100 gr açúcar

Ingredientes - massa (ou 2 folhas de massa quebrada pronta a usar)

200 gr Farinha de Trigo
1 ovo   
80 gr Manteiga
1 colher de chá de fermento
90 gr açúcar



Procedimentos:

1 - preparar a massa da tarte, amassando cuidadosamente todos os ingredientes. Alternativamente usar duas folhas de massa quebrada.
2 - forrar cuidadosamente uma tarteira de 25 cm de diâmetro com uma fina camada de massa, reservando uma parte para a cobertura. Guardar no frigorífico.
3 - colocar as amoras num tacho, adicionar o açúcar, a farinha de tapioca, e o sumo de limão. Aquecer ligeiramente a mistura, e mexer até o açúcar ficar dissolvido, tendo o cuidado de não desfazer as amoras em demasia.
4 - encher a tarte cuidadosamente com as amoras, e colocar a uma fina cobertura, usando a massa guardada anteriormente. Selar as extremidades com a massa da base. Por fim, dar uns pequenos golpes na cobertura, para permitir a passagem do vapor.
5 - colocar num forno pré aquecido a 180ºC, e deixar cozinhar durante 30 minutos, ou até ficar pronta - castanho alourada.
Notas: a quantidade de massa referida na receita faz uma tarte fina, com pouca massa. Se preferir uma tarte com mais massa, pode aumentar a quantidade desta, mantendo os ingredientes do recheio nas proporções referidas.


Sem comentários:

Enviar um comentário