A perdiz é para mim a rainha da caça menor, seja no campo, seja no prato. Esta empada é uma verdadeira delicia, e deve ser comida acompanhada de uma salada e de um bom vinho tinto.
Ingredientes:
(para uma tarteira de 25 cm)
2 embalagens de massa quebrada ou folhada (ou massa preparada em casa)
1 perdiz
50 gr bacon cortado em pedaços
100 gr de cogumelos silvestres (usei Frades) cortados em pedaços, ou usar cogumelos cultivados
1 cebola grande picada
1/2 alho francês cortado em rodelas finas
4 dentes de alho grandes
200 ml de vinho branco
1 c. chá de farinha de amido de milho
3 c. de chá de coentros picados
1 folha de louro
1 c. de chá de oregãos
1 c. de chá de tomilho
1/2 c. de chá de alecrim
1 cálice de vinho do Porto tinto
Sal q.b.
Pimenta preta q.b.
Azeite q.b.
Preparação:
1 - Cortar a perdiz em duas metades, aquecer um pouco de azeite numa panela e fritar por poucos minutos a perdiz. Retirar e reservar.
2 - No azeite usado para fritar a perdiz, refogar a cebola até esta ficar tenra, mexendo como necessário. Perto do final adicione os pedaços de bacon, o alho, o alho francês, a folha de louro e as restantes ervas - tomilho, oregãos, coentros, alecrim, sal e pimenta preta - deixe cozinhar por mais alguns minutos, mexendo sempre, e de seguida adicione o vinho branco e as metades da perdiz - deixe cozinhar a perdiz em lume branco e tapada durante cerca de 1 hora (ou um pouco mais caso a perdiz seja muito rija). Se necessário adicione um pouco de água.
3 - Desligue o lume, retire a perdiz cozida e desfie-a em pequenos pedaços.
4 - Ligue o lume novamente, adicione a perdiz desfiada, os cogumelos, um cálice de vinho do porto tinto, a farinha de amido de milho (dissolvida num pouco de água), e deixe cozinhar em lume brando, mexendo sempre, até o molho engrossar.
5 - Despejar cuidadosamente a mistura obtida na forma forrada com a massa, de seguida colocar a cobertura de massa, fazer vários pequenos cortes na massa do topo, e levar a forno pré-aquecido a 180º, deixando cozinhar durante aproximadamente 30 - 45 min, até a massa ficar dourada.
6 - Deixe arrefecer um pouco antes de desenformar.
Sem comentários:
Enviar um comentário