segunda-feira, 28 de março de 2016

Arroz de Funcho Selvagem com Codorniz

Esta receita é baseada num prato típico das comunidades ciganas do sul de Portugal e Espanha. É um prato muito pouco conhecido em Portugal, estando bastante mais divulgado em Espanha, onde a comunidade cigana é muito maior. As folhas de Funcho devem ser colhidas jovens, quando a planta começa a rebentar, no final do Inverno e inicio da Primavera, enquanto têm um sabor suave, pois quando plenamente desenvolvidas e com a vinda do tempo quente adquirem um sabor demasiado forte. Nesta receita é vulgarmente utilizado frango, mas pode também ser feita com caça de pena - no meu caso utilizei codornizes selvagens que tinha no congelador e ficou bastante bom!


Ingredientes:

(para 2 pessoas - ajustar as quantidades como necessário)

Uma mão cheia de folhas jovens de Funcho selvagem cortadas finamente
3 - 4 codornizes cortadas em pedaços (em alternativa frango ou outra carne de caça de pena)
1,5 - 2 dL de arroz
4 dentes alho picados ou fatiados
1 cebola média picada ou fatiada finamente
1 tomate médio bem maduro cortado em pequenos pedaços
Metade de um pimento vermelho cortado em pequenos pedaços
Água na proporção de 3 - 4 partes de água para cada de arroz (3 partes bastam se a carne utilizada cozer em pouco tempo)
Azeite q.b.
Sal q.b.



Procedimentos:

1 - Aquecer um pouco de azeite numa panela e refogar durante poucos minutos a cebola, o alho, o pimento, o tomate e a carne, sobre lume brando, durante alguns minutos, até a cebola começar a ficar tenra.
2 - Juntar a água e as folhas de Funcho, mexer bem, levar à fervura, e deixar cozer, com tampa e sobre lume brando, durante 10 minutos (ou até a carne ficar cozida (é também usual adicionar o funcho logo no refogado inicial).
3 - Quando a carne estiver cozida, acrescentar o arroz e cozinhar por mais 15 minutos, com tampa e sobre lume brando. Controlar a água - o arroz fica bem com um pouco de caldo.

Nota: existem várias variantes desta receita cigana, uma delas sem carne e com feijão branco (o funcho liga muito bem com o feijão).



Notas:

Colha apenas o necessário, e tente minimizar os danos causados nas plantas, se possível repartindo a colheita de folhas por vários exemplares, para um menor impacto em cada um deles. Nunca arranque as plantas pela raiz - apanhe apenas as folhas que for consumir.

2 comentários: