quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Perdiz frita

Mais uma receita de perdiz, a rainha da caça menor, seja no campo, seja no prato. A receita é muito simples e muito fácil de fazer, e o resultado final é simplesmente delicioso! Devem ser usadas preferencialmente perdizes do ano (ainda pouco rijas).


Ingredientes (para 1 pessoa):

1 perdiz cortada em quartos (se muito grande, em pedaços mais pequenos)
6 dentes de alho fatiados
1 folha de louro
1 raminho pequeno de alecrim
Pimenta preta moída q.b.
1 piri-piri
Sal q.b.
Vinho branco de boa qualidade q.b.
1 colher de sopa de banha de porco
Azeite q.b.



Preparação:

1 - Depois de convenientemente limpa e depenada, cortar a perdiz em quartos, e temperar bem os pedaços com sal e pimenta.
2 - Colocar os quartos da perdiz temperados num recipiente pequeno e pouco fundo, adicionar a folha de louro, o piri-piri, o alho fatiado e o raminho de alecrim, misturando tudo bem. Cobrir com um pouco de vinho branco e deixar a marinar no frigorífico no mínimo durante 1 ou 2 horas, tapado com um prato ou película aderente.
3 - Retire os pedaços de perdiz e coloque-os numa frigideira com azeite e 1 colher de sopa de banha. Deixe fritar lentamente em lume muito brando, com a frigideira tapada e virando os pedaços frequentemente.
4 - Quando os pedaços da perdiz começarem a ficar alourados, adicionar o alho, o piri-piri as folhas de louro e o raminho de alecrim utilizados na marinada e deixe fritar mais alguns minutos. De seguida adicione o vinho da marinada e continue a fritar até apurar o molho (mas sem deixar evaporar o vinho na totalidade).
4 - Sirva os pedaços no prato regados com o molho. Pode acompanhar com batatas fritas ou outro acompanhamento à escolha.
Notas: caso a perdiz seja velha, convém ser cozinhada durante mais tempo. No caso de querer cozinhar mais do que uma perdiz, proceda da mesma forma, ajustando os ingredientes convenientemente.


Sem comentários:

Enviar um comentário