sexta-feira, 29 de julho de 2016

Carpa frita

Recentemente pesquei algumas carpas, e resolvi trazer uma delas para o jantar :). A carpa é um peixe abundante nas nossas águas interiores, mas não muito apreciado em termos gastronómicos. Uma das razões reside no facto de possuir muitas espinhas disseminadas pelo lombo (à semelhança de outras espécies de peixes de água doce, como o barbo, sável, etc.). Uma das formas de eliminar o problema das espinhas, consiste em fritá-la em postas muito finas de modo a que as pequenas espinhas fiquem torradas e imperceptíveis ao comer. Se forem temperadas com limão ou vinagre durante algumas horas, contribui também para o amolecimento das pequenas espinhas. Experimentem, e vão ver que preparadas desta forma, ficam uma maravilha! :)


Ingredientes:

1 carpa média (500 - 1000 gr) cortada em postas muito finas (menos de 5 mm de espessura)
Sumo de limão q.b.
Alho cortado em rodelas q.b.
Sal q.b.
Farinha de trigo q.b.





Procedimentos:

1 - de véspera temperar as postas de carpa com sumo de limão e dentes de alho fatiados. Guardar no frigorífico.
2 - antes de fritar, enxugue as postas com o auxilio de um pano de cozinha e tempere com sal. Reserve.
3 - aqueça azeite (ou óleo, mas pessoalmente prefiro sempre o azeite) numa frigideira, e frite em lume não muito alto as postas previamente passadas por farinha. Deixe fritar bem, até ficarem bem tostadas (mas sem queimar demasiado!) de modo a que as espinhas fiquem também fritas.
4 - sirva com acompanhamento a gosto, por exemplo um arroz de tomate ou uma boa açorda.
Nota: para cortar as postas fininhas, é mais fácil se a carpa for previamente semi-congelada (ou caso venha do congelar, cortar antes que descongele por completo).


Nota: respeite sempre as épocas e as medidas mínimas de captura legais, e devolva sempre para a água todos os peixes que não pretenda comer e/ou que não cumpram os requisitos legais.

Sem comentários:

Enviar um comentário