Agora com a chegada do calor sabe mesmo bem comer uns caracóis acompanhados de uma cerveja bem fresca. E se forem caracóis silvestres apanhados por nós, sabem ainda melhor :)
Ingredientes:
1 kg de caracóis vivos
6 dentes de alho inteiros com casca amachucados
1 cebola cortada em quartos
1 folha de louro
Orégãos q.b.
Azeite q.b.
Sal q.b.
1 malagueta
Água q.b.
Procedimentos:
1 - Lave bem os caracóis em 2 ou 3 mudas de água. De seguida coloque-os dentro de uma panela, cobra-os com água (alguns cm acima deles) e deixe-os estar assim durante cerca de 20 minutos. Se vir alguns mortos retire-os.
2 - Coloque a panela em lume muito brando, e aguarde até que os caracóis estejam mortos e saídos da casca.
3 - Levante fervura, adicione os temperos (menos os orégãos), e deixe cozinhar durante cerca de 20 a 30 minutos. Vá retirando a espuma sempre que necessário.
4 - Desligue o lume, adicione os orégãos, confira o sal, tape e deixe a repousar durante cerca de 30 minutos no mínimo.
5 Sirva os caracóis em pratinhos acompanhados com um pouco de molho.
Nota: pode adicionar uns quadradinhos de bacon para tornar o molho mais gostoso.
Notas:
Evite apanhar os caracóis perto de estradas e áreas poluídas, ou junto a culturas agrícolas onde sejam usados pesticidas ou herbicidas. Tradicionalmente a melhor época para os apanhar é durante os meses sem "R", sendo que, segundo os mais entendidos, se forem apanhados com as ervas dos campos já secas, podem ser logos consumidos. Caso sejam apanhados com as ervas ainda verdes, podem ter um sabor amargo, e convém estarem alguns dias em casa dentro de uma caixa de madeira tapada por uma rede, alimentados com rodelas de batata e pedaços de pão, para que percam o sabor amargo.
Sem comentários:
Enviar um comentário